fbpx

Você lembra como é brincar? Brincar é coisa séria!

brincadeira desenvolvimento infantil

Talvez você não saiba, mas a brincadeira como nós, que já somos adultos conhecemos, está pouco a pouco morrendo.

Hoje em dia é cada vez menos comum ver crianças nas ruas e mais frequente vê-las dentro de suas casas, antenadas no mundo virtual, isso traz um certo alívio para os pais, principalmente por questões de segurança.

As brincadeiras estão mudando, mas até que ponto isso é bom?

Nesse novo século, a tecnologia invadiu a casa, o trabalho e a vida das pessoas, em uma velocidade surpreendente.

A civilização está ficando cada vez mais técnica e a criança vem perdendo essa capacidade de brincar, já que estão cada vez mais focados em joguinhos eletrônicos e vídeos na internet.

A criatividade necessária que se desenvolve no momento do “verdadeiro brincar”, está cedendo espaço para um mundo cada vez mais informatizado, onde pensar e agir torna-se robotizado.

 

 

 

Você sabe o que a falta de brincadeira pode causar no seu filho?

Cada época da vida tem suas características e a criança não deve ser considerada um adulto pequeno.

Uma das maiores consequências em não brincar, é a adultização. Esse amadurecimento precoce geralmente ocorre pela agenda atribulada, com inúmeras atividades não lúdicas como as brincadeiras.

A criança que não brinca não desenvolve a habilidade de ter pensamentos originais, cria maior dependência dos pais, estando mais suscetíveis à timidez, o qual geralmente leva a problemas de relacionamento e maior dificuldade no desenvolvimento emocional.

Além do mais, em inúmeros casos acaba se tornando uma criança com temperamento difícil, deixando os pais de cabelo em pé e sem saber o que fazer.

Já se viu nessa situação?

Isso tudo pode prejudicá-lo ao longo de sua vida, tornando este um adulto solitário, individualista e egocêntrico.

 

 

 

Brincar é arte, brincar é aprender, brincar é fundamental

A essa altura você já deve ter percebido que a brincadeira infantil não pode ser considerada superficial, sem nenhum valor.

É um processo sadio e natural que estimula a inteligência. São nesses momentos que seu filho vive a força da fantasia, que por sua vez, age diretamente sobre a formação e estrutura do seu pensamento.

Ao brincar, seja sozinho ou em grupo, que seu filho tem a oportunidade de expressar fantasias, sentir sensações e emoções internas que despertam a maturidade, que resulta em gratificação contínua, principalmente para a criança.

Também é durante as brincadeiras que os pequenos podem fazer o que quiserem, liberando a capacidade de interagir, compartilhar, trabalhar em equipe, negociar, controlar emoções, tomar decisões, resolver problemas, etc.

 

 

 

Já imaginou seu filho aprender brincando aquilo que tem mais dificuldade?

Agora mesmo, enquanto você lê isso, muitas crianças, através de jogos e brincadeiras, se sentem encorajadas e interessadas no aprendizado.

Isso porque os jogos recreativos e as brincadeiras de “faz-de-conta” são verdadeiros estímulo que vem se intensificando no ensino, por mostrar grande eficácia no desenvolvimento dos alunos.

A teoria piagetiana é apontada como embasamento principal neste trabalho. Os jogos são recomendados como um recurso auxiliador no processo de aprendizagem.

São importantes ferramentas pedagógicas que trazem benefícios para o desenvolvimento e aprendizagem, já que os alunos se sentem atraídos para aprenderem de forma lúdica e diferenciada.

 

 

 

Garanta a Brincadeira do seu filho com o Se Liga no Saber

Nossos professores estão capacitados para identificar cada etapa do neurodesenvolvimento da criança, preparando os estímulos necessários e otimizando o desenvolvimento, desde a primeira infância.

Através de jogos e brincadeiras, focamos em compreender os aspectos que ajudam na estimulação da aprendizagem, cognição e desenvolvimento, tão importantes para que se torne um adulto realizado e feliz.

Acreditamos que você não queira que seu filho passe por nenhuma das situações destrutivas citadas anteriormente, certo? Então imagine que, em vez de sofrer com horas tentando explicar algo que ele não entende, pudesse compartilhar a alegria do bom desenvolvimento dele.

Brincar é um verdadeiro estímulo para criatividade, então, estimule sempre que possível o ato saudável de brincar e deixe o ato de aprender por nossa conta, envolvendo os aspectos cognitivos, afetivos, físico-motor e moral.

Mas lembre-se que tudo que é realizado no início, tem mais chances de sucesso, então não espere mais, agora é a hora!

Entre em contato para saber mais.

 

Faça comentários

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também

Transtornos de Aprendizagem (TA)_ O Que São e Como Ajudar

Transtornos de Aprendizagem (TA): O Que São e Como Ajudar

Os transtornos de aprendizagem (TA) são condições neurológicas que dificultam o desenvolvimento de habilidades básicas como leitura, escrita e matemática em crianças. Essas dificuldades podem ser frustrantes para as crianças e para os pais, especialmente quando não são bem compreendidas ou identificadas precocemente. Com a informação correta, os pais podem

Continue lendo »

Ainda tem alguma dúvida?

Ou envie uma mensagem:

A educação não pode esperar

Nossos Professores podem lhe ajudar agora. Pode ser um trabalho ou matéria, em qualquer nível de assistência. Nossos tutores irão adaptar as aulas para atender às suas necessidades e expectativas.